Plantão de Atendimento: (12) 3876-4444

Veja mais:

Nome das Ruas

Um dos detalhes que mais chamam a atenção no bairro Villa Branca é o nome das ruas. Pela Lei Municipal nº 4283, todas as vias públicas homenageiam artistas brasileiros de diversas modalidades. São cantores, compositores, escritores, poetas e artistas plásticos. Em cada placa de identificação, estão estampadas uma imagem do homenageado e uma pequena biografia.

Nomes como Pixinguinha, Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Cazuza, Tim Maia, Rachel de Queiroz, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, entre outros, contribuem para agregar mais conhecimento cultural à vida dos moradores.

 

 

 

Verifique abaixo a bibliografia do artista que empresta o nome a sua rua:

  • Nascido em Palmares, foi gravador, pintor e desenhista. Ilustrou vários periódicos, como a revista Manchete e o jornal Última Hora, além de diversos livros. Lecionou no Museu de Arte de São Paulo, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Entre 1968 e 1969, fez painéis para o Palácio dos Arcos em Brasília, e em 1979, para a IBM do Brasil, no Rio de Janeiro.
  • Nascido no Rio de Janeiro, foi um dos idealizadores e uma espécie de "líder afetivo" do cinema novo. Teve obra marcada pela abordagem lírica de personagens femininas: Memória de Helena, Luz del Fuego e Fulaninha. Este último somou-se a Muito Prazer e Jardim de Alah em sua trilogia de crônicas sobre a Zona Sul carioca. Em documentários focalizou personalidades da cultura brasileira e o futebol: Flamengo paixão. Em 66 lançou o livro Cinema Novo no Brasil.
  • O pintor, desenhista e professor francês produziu muitas litografias valiosas, reunidas em sua obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, em que retratou os costumes da corte brasileira e de tribos indígenas. Veio para o Brasil como membro da Missão Artística Francesa que fundou no Rio de Janeiro o que viria a ser a Academia Imperial de Belas Artes. Uma de suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira republicana adotada em 19 de novembro de 1889.
  • Nascido em Conceição da Aparecida, foi um ator de cinema, teatro e televisão. No cinema, seus maiores sucessos foram O Pagador de Promessas, Independência ou Morte e A Marvada Carne. Na televisão, fez várias novelas, como A Pequena Órfã, O Astro, na qual interpretou Salomão Hayala, personagem cuja morte foi um dos maiores mistérios da trama e fator de grande audiência por muitos meses.

Plantão de Atendimento: (12) 3876.4444

DM4Brasil